Esta com dúvida, peça ajuda. A situação parece óbvia, entretanto, é grande o número de pessoas que relutam em pedir ajuda, quando passam por algum apuro no ambiente de trabalho. Os motivos para tal resistência vão desde receio do chefe até orgulho em exagero.
Ao menos, este é meu ponto de visto, embasado sobre alguns conhecimentos obtidos em aulas de Recursos Humanos, para quem as dúvidas devem ser esclarecidas o quanto antes, evitando assim que a pessoa cometa um erro que prejudique a empresa e, consequentemente, a própria carreira.
Além disso, postergar o pedido de orientação pode fazer com que a pessoa não entenda processos futuros, resultando assim em uma queda considerável no rendimento.
“A pessoa deve ter humildade para reconhecer que não está dando conta do que lhe foi solicitado. Pedir ajuda não é demérito algum e pode evitar uma situação constrangedora no futuro”
E o chefe?
Por outro lado, o chefe precisa ter disponibilidade, responsabilidade e atenção.
Um funcionário que está começando na empresa, por exemplo, deve ser incentivado a perguntar. Quanto aos colaboradores mais antigos, o chefe também deve atender com atenção às suas solicitações, não respondendo de forma grosseira ou debochada, atitudes que acabam por desmotivar a equipe.
Além disso, o líder deve procurar tratar as dúvidas dos funcionários de forma individual e não na frente de toda a equipe. No mais, diz a consultora, a liderança precisa saber reconhecer quando não sabe e procurar ajuda, quando toda a equipe tem dúvidas, por exemplo, se necessário.
“A palavra-chave é feedback e respeito ao limite do outro. A equipe é o espelho do líder, se ela não corresponde, talvez ele é quem precise de ajuda e necessite passar informações de outra maneira”.
Por fim, acrescento mais, tanto líderes como liderados precisam ter consciência de que não sabem tudo para não acabar errando.